Para Professores

Dando feedback aos alunos: 20 dicas para fazer da forma correta! 


Por Laura Reynolds

Tradução e grifos: Leandro Campos de Oliveira

11 de junho de 2013 

 

Parece que foi ontem que eu era um jovem estudante do ensino médio fazendo uma apresentação em classe sobre a vida útil da baleia assassina. Ao mesmo tempo que me sentia preparada, me sentia terrivelmente nervosa. 

 

Na conclusão do meu discurso, recebi um feedback verbal do meu professor – na frente de toda a turma!  “Nem é preciso dizer que não foi brilhante” 

 

Lembro-me desse feedback até hoje porque foi negativo, frustrante e muito constrangedor. 

 

Apesar de todo o meu trabalho duro, minha professora da sétima série rasgou minha apresentação em pedaços. Eu entendo agora que ela estava tentando aprimorar minhas habilidades de apresentação, mas tinha que fazer isso na frente de toda a turma de ciências da sétima série? 

Digamos que minhas habilidades de apresentação de discurso não estavam à altura e, por causa dessa experiência, eu tropecei em muitos discursos públicos por muito tempo. É realmente incrível que eu me tornei uma professora.

 

Como professores, é essencial que façamos do processo de fornecer feedback uma experiência de aprendizagem positiva, ou pelo menos neutra, para o aluno.

 

Infelizmente, muitos alunos têm experiências “educativas” semelhantes a minha todos os dias. Por que alguns professores pensam que dar feedback deve ser negativo e corretivo? Será que essa é a única maneira de um aluno aprender ? 

 

A única coisa que aprendi com minha experiência na sétima série foi que falar em público, não importa o quanto eu me preparasse, sempre seria um desastre!

 

Como professores, é essencial que façamos do processo de fornecer feedback uma experiência de aprendizagem positiva, ou pelo menos neutra, para o aluno.

 

Então, o que exatamente é feedback? Feedback é qualquer resposta de um professor em relação ao desempenho ou comportamento de um aluno. Pode ser verbal, escrito ou gestual. O objetivo do feedback no processo de aprendizagem é melhorar o desempenho de um aluno – definitivamente não é prejudicar este desempenho. 

 

O objetivo final do feedback é fornecer aos alunos uma atitude de “eu posso fazer isso”.

 

Às vezes, temos que cavar fundo!


Quando o feedback é predominantemente negativo, estudos mostraram que ele pode desencorajar o esforço e a realização do aluno (Hattie & Timperley, 2007, Dinham).

 

Como minha experiência, a única coisa que eu sabia é que eu odiava falar em público e faria qualquer coisa possível para sair disso. 

 

Como professor, na maioria das vezes é fácil dar feedback positivo e encorajador. No entanto, algumas vezes temos que cavar fundo para encontrar uma resposta de feedback adequada que não desencoraje o aprendizado do aluno. É aqui que os bons professores, aqueles que os alunos lembram para sempre de forma positiva, se diferenciam dos outros. 

 

Um professor tem a responsabilidade distinta de nutrir o aprendizado de um aluno e fornecer feedback de tal maneira que o aluno não saia da sala de aula sentindo-se derrotado. 

 

Aqui você encontrará 20 ideias e técnicas de como dar um feedback eficaz que deixará seus alunos com a sensação de que podem conquistar o mundo.

 

20 maneiras de fornecer feedback eficazes ao aluno

 

1. O feedback deve ser educativo por natureza.

Fornecer feedback significa dar aos alunos uma explicação do que eles estão fazendo corretamente e incorretamente. No entanto, o foco do feedback deve ser baseado essencialmente no que os alunos estão fazendo certo. 

É mais produtivo para o aprendizado de um aluno quando ele recebe uma explicação e um exemplo sobre o que foi feito de forma precisa e imprecisa em seu trabalho.

Use o conceito de um “sanduíche de feedback” para orientar seu feedback: 

Elogie, Corrija, Elogie.

 

2. O feedback deve ser dado em tempo hábil.

Quando o feedback é dado imediatamente após a comprovação do aprendizado, o aluno responde positivamente e se recorda de forma confiante sobre o que está sendo aprendido. Se esperarmos muito tempo, perdemos o timing e o aluno pode não conectar o feedback com a ação.

 

3. Seja sensível às necessidades individuais do aluno.

É vital que levemos em consideração cada indivíduo ao dar feedback aos alunos. Nossas salas de aula estão cheias de alunos diversificados. Alguns alunos precisam ser estimulados a alcançar um nível superior e outros precisam ser tratados com muita delicadeza para não desencorajar o aprendizado e prejudicar a autoestima. 

A busca por um equilíbrio para não ferir os sentimentos de um aluno e fornecer o incentivo adequado é essencial.

 

4. Faça as 4 perguntas.

Estudos de ensino e aprendizagem eficazes (Dinham, 2002, 2007a; 2007b) mostraram que os alunos querem saber onde estão em relação ao seu trabalho.

Fornecer respostas para as quatro perguntas a seguir, regularmente ajudará a fornecer feedback de qualidade aos alunos.

Essas quatro perguntas também são úteis ao fornecer feedback aos pais:

 

5. O feedback deve fazer referência a uma habilidade ou conhecimento específico (rúbricas)

É quando as rubricas ou sinais se tornam ferramentas úteis. 

Uma rubrica é um instrumento para comunicar expectativas para uma tarefa. Rubricas eficazes fornecem aos alunos informações muito específicas sobre seu desempenho, comparativamente a uma série de padrões estabelecidos. 

Para alunos mais novos, tente destacar itens de rubrica que o aluno está conhecendo ou tente usar um gráfico de adesivos.

 

 

 

6. Dê feedback para manter os alunos “no alvo” para a realização.

Os 'check-ins' regulares com os alunos permitem que eles saibam onde estão na sala de aula e com você. Utilize as '4 perguntas' para orientar seus comentários.

 

7. Organize uma conferência individual.

Agende algumas reuniões individuais com os alunos individualmente. Este é um dos meios mais eficazes de fornecer feedback, pois o aluno estará ansioso para ter a sua atenção, permitindo a oportunidade de fazer as perguntas necessárias. 

Uma conferência individual deve ser geralmente otimista, pois isso encorajará o aluno (e os outros) a esperar ansiosamente pela próxima reunião.

Tal como acontece com todos os aspectos do ensino, esta estratégia requer uma boa gestão do tempo. Tente encontrar-se com um aluno enquanto os outros estão trabalhando de forma independente. Programe as reuniões para que não durem mais de 10 minutos.

 

8. O feedback do aluno pode ser dado verbalmente, não verbalmente ou por escrito.

Certifique-se de manter suas expressões faciais sob controle. É imperativo que examinemos nossas pistas não-verbais. “Caras” e gestos também são meios de fornecer feedback. 

Isso significa que, quando você devolver as provas, é melhor não fazer cara feia.

 

9. Concentre-se em uma habilidade.

Uma forma de causar um impacto muito maior no aluno, é abordar apenas uma habilidade, em vez de o trabalho inteiro ser o foco de tudo o que está errado. Por exemplo, quando eu (a autora) ensinava a Oficina do Escritor no nível elementar, deixava os alunos saberem que naquele dia eu verificaria apenas a indentação dos parágrafos em sua escrita. Quando chamava um aluno, esse era meu único foco, em vez de todos os outros aspectos de sua escrita. O dia seguinte apresentaria um novo foco.

 

10. Alterne as datas de entrega para seus alunos/turmas. (adaptando: Faça questões diversificadas)

Utilize esta estratégia ao classificar trabalhos ou testes. Essa estratégia permite que você tenha o tempo necessário para fornecer feedback escrito de qualidade. Isso também pode incluir o uso de um gráfico de rotação para os alunos conversarem em um nível mais profundo e significativo. Os alunos também saberão quando é a sua vez de se encontrar com você e estarão mais propensos a trazer suas próprias perguntas para a conferência.

 

11. Eduque os alunos sobre como dar feedback uns aos outros.

Modele para os alunos como o feedback apropriado se parece e soa. Como professor elementar, chamamos isso de 'conferência de pares'. 

Treine os alunos para dar feedback construtivo uns aos outros de uma forma que seja positiva e útil. Incentive os alunos a usar post-its para registrar o feedback dado.

 

12. Peça a outro adulto para dar feedback aos alunos.

O diretor da escola em que eu lecionava muitas vezes se voluntariava para dar notas a provas de história ou ler os textos dos alunos. Você pode imaginar como a qualidade do trabalho do aluno aumentou dez vezes! Se o diretor estiver muito ocupado (e a maioria está), convide um professor 'convidado' ou professor aluno para criticar o trabalho.

 

13. Peça ao aluno que faça anotações.

Durante uma conferência sobre um teste, trabalho ou um 'check-in' geral, peça ao aluno que escreva enquanto você fala. O aluno pode usar um caderno para fazer anotações à medida que você fornece o feedback verbal.

 

14. Registre o progresso do aluno.

Mantenha uma seção de um caderno para cada aluno. Escreva comentários datados diários ou semanais sobre cada aluno, conforme necessário. 

Acompanhe as boas perguntas que o aluno faz, problemas de comportamento, áreas de melhoria, resultados de testes, etc. É claro que isso requer muito gerenciamento de tempo essencial, mas quando é hora de conversar com um aluno ou pai, você está pronto para começar.

 

15. Devolva testes, trabalhos ou cartões de comentários no início da aula.

A devolução de trabalhos e testes no início da aula, e não no final, permite que os alunos façam as perguntas necessárias e mantenham uma discussão relevante.

 

16. Use post-its.

Às vezes, ver um comentário escrito é mais eficaz do que apenas ouvi-lo em voz alta. Enquanto os alunos estiverem fazendo alguma atividade, tente escrever comentários de feedback em um post-it. Cole o post-it na mesa do aluno a que se destina o feedback. Um dos meus ex-alunos teve dificuldade em manter a tarefa, mas ele ficava frustrado e envergonhado quando eu o chamava por seus comportamentos desatentos na frente da classe.Ele então fechava e se recusava a fazer qualquer trabalho porque estava bravo por eu o ter humilhado. Eu recorri ao uso de post-its para apontar quando ele estava em uma tarefa ou não. Embora não tenha sido o uso mais eficaz do meu tempo, realmente funcionou para ele.

 

17. Faça elogios genuínos.

Os alunos são rápidos em descobrir quais professores usam elogios sem sentido para obter aprovação. Se você está constantemente dizendo a seus alunos “Bom trabalho” ou “Bom trabalho”, então, com o tempo, essas palavras se tornam sem sentido. 

Faça um “10” especial e personalizado para um aluno que foi espetacular no teste de vocabulário. Se você está entusiasmado com os comportamentos recentes de um aluno na tarefa, vá além com o incentivo e o elogio.

Faça um telefonema para casa para que a mãe ou o pai saibam o quanto você está emocionado com o comportamento do aluno. Comentários e sugestões dentro do feedback genuíno do aluno também devem ser 'focados, práticos e baseados em uma avaliação do que o aluno pode fazer e é capaz de alcançar' (Dinham).

 

18. “Eu notei...”

Faça um esforço para notar o comportamento ou esforço de um aluno em uma tarefa. Por exemplo; 

Reconhecer um aluno e os esforços que ele está fazendo ajuda bastante a influenciar positivamente o desempenho acadêmico.

 

19. Forneça um modelo ou exemplo.

Comunique aos seus alunos o propósito de uma avaliação e/ou feedback do aluno. Demonstre aos alunos o que você está procurando, dando-lhes um exemplo de como é tirar um 10. Forneça um contraste da aparência com um 5. Isto é especialmente importante nos níveis superiores de aprendizagem.

 

20. Peça aos alunos que dêem feedback a VOCÊ.

Lembra quando você terminou uma aula na faculdade e teve a chance de 'classificar' o professor? Quão bom foi finalmente dizer ao professor que o material de leitura era tão incrivelmente chato sem se preocupar com isso afetar sua nota? 

Por que não permitir que os alunos lhe dêem feedback sobre como você está se saindo como professor?

Faça com que eles possam fazê-lo anonimamente. O que eles gostaram na sua aula? O que eles não gostaram? Se eles estivessem ensinando a classe, o que fariam de diferente? O que eles mais aprenderam com você como professor? 

Se estivermos abertos a isso, aprenderemos rapidamente algumas coisas sobre nós mesmos como educadores. Lembre-se de que o feedback funciona nos dois sentidos e, como professores, é aconselhável nunca parar de melhorar e aprimorar nossas habilidades como professores.

 

Sobre Laura Reynolds

Laura Reynolds é ex-professora da quarta série com mestrado em Educação pela Drake University e bacharelado em Psicologia pela University of Iowa. Atualmente trabalha como consultora educacional e redatora de currículo. 

Você pode encontrá-la em @laurareynolds75 e Google+.

https://www.opencolleges.edu.au/informed/features/giving-student-feedback/                                                   Acessado pela última vez em 26/07/2022